segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Projeto Arte Comunitária



O Projeto Arte Comunitária surgiu da demanda identificada pelos participantes do "Curso de Introdução ao Ecoturismo e à Proteção e Conservação de Áreas Naturais", realizado pelo IEPR/2003, na Comunidade do Tabuleiro. Foi inicialmente elaborado para Matinhos, devido às necessidades dessas comunidades substituírem suas atividades extrativistas (caça predatória e corte ilegal de palmito), que eram compreendidas como herança cultural, por outras fontes de renda compatíveis com a conservação do meio ambiente. 
A proposta deste piloto foi fornecer às comunidades habilidades e competências de forma participativa, adequadas à realidade local, dentro dos princípios básicos do Ecoturismo, para que pudessem se beneficiar economicamente da atividade turística através do artesanato. O projeto se enquadrou na área estratégica de "Qualidade do Produto Turístico" da Política Estadual de Turismo, sendo aprovado pelo Conselho Consultivo de  Turismo do Estado do Paraná. Posteriormente foi aprovado pelo Ministério do Turismo (MTur) e financiado pelo GEF/ Banco Mundial.
O Projeto "Arte Comunitária" extrapolou a simples realização de cursos padronizados e profissionalizantes, pois deu a oportunidade da população participar e compreender melhor seu papel na atividade ecoturística da região, suas necessidades e possibilidades de fontes alternativas e sustentáveis de renda, protegendo e utilizando a natureza exuberante a seu favor e aprendendo a valorizar a cultura local.
Na primeira reunião com a comunidade para apresentação do projeto e identificação de suas necessidades, a Comunidade do Cabaraquara (Guaratuba) compareceu e pediu a extensão do curso aos seus moradores. Com o apoio das Prefeituras de Matinhos e Guaratuba (cederam transporte e lanche para os participantes) e da ONG AQUAMUNDI (alugou local no Cabaraquara), as oficinas foram realizadas para todos, alternando seu local de execução, ora em cada município.
As Associações de Moradores (Cabaraquara e Vista Alegre; Jardim Scheffer; Tabuleiro; Gaivotas) e a Associação Amigos da Mata deram credibilidade ao projeto, pois participaram efetivamente do processo de adequação do projeto à realidade local, realizaram as inscrições dos interessados e indicaram professores da comunidade para mesclar o saber local com o saber acadêmico.
O projeto contou com 07 Módulos: Integração; Meio Ambiente; Turismo em Áreas Naturais; Resgate da Identidade Cultural; Artesanato; Comercialização; Associativismo/ Cooperativismo.


Ao final do Projeto, os participantes estavam mais organizados e conscientizados da importância da participação comunitária no processo de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná, além de terem a oportunidade de gerar renda para suas famílias através de um artesanato valorizado pela cultura da região. Elaboraram, no Módulo de Turismo em Áreas Naturais, um Diagnóstico de Turismo Sustentável para o Litoral do Paraná e, no Módulo de Resgate da  Identidade Cultural, elaboraram o Projeto da "I Feira Artenatural Caiçara" que foi realizada em parceria com a PROVOPAR, na I EXPOARTE. Em Matinhos, o grupo montou uma OSCIP para comercialização de artesanato. Nos anos vindouros foram convidados para expor suas peças nas Feiras Nacionais de Artesanato, com sua estadia financiada pelo Ministério do Turismo.

Módulo Integração

Módulo Meio Ambiente

Módulo Turismo em Áreas Naturais

Módulo Resgate da Identidade Cultural
Módulo Artesanato

Módulo Comercialização


Módulo Associativismo/Cooperativismo
I Feira Artenatural Caiçara na I EXPOART
I Feira Artenatural Caiçara na I EXPOART

Equipe Técnica:
  • Renata Garrett Padilha - Coordenação Geral;
  • Débora Bacchi Camillo - Coordenação Técnica.
Instrutores:
  • Integração: Renata Garrett Padilha e Maíra Souza Gavanski;
  • Meio Ambiente: Luiz Francisco Faraco;
  • Turismo em Áreas Naturais: Daniela Meres Silva e Maíra Souza Gavanski;
  • Resgate da Identidade Cultural: Silvana Rausis Fcachenco;
  • Artesanato: Leopoldo Baldessar (Madeira); Emanuella Dallas e Marileida Sueli da Silva Dimidiuk (Fibra de Bananeira); Roberta Guimarães Busemyer e Evercy  Dallas Vecchia (Designer de Jóias); Emanuella Dallas (Tecelagem);
  • Comercialização: Irene M. Schiller;
  • Associativismo/Cooperativismo: Luiz Afonso Rosário.
Voluntários:
  • IEPR: Maria da Graça Garrett Padilha; Camila Brito Tanous Boulos; Silvia Elaine Geraldi; Ana Carolina Baggio Fabrício.
  • COMUNIDADE LOCAL: Hiromi Kern; Luiz Glaudio de Camargo; Miriam Alcântara; Valdir Luiz; Geraldo Carlos Medeiros; Elizabeth  Maria Hertman; e todos os demais colaboradores os nosso agradecimentos.
Colaboradores:
  • Sigrid Andersen - Presidente IEPR;
  • Carlos Augusto Cornelsen - Vice-Presidente IEPR;
  • Luiz Francisco Rafaco - IBAMA;
  • Wagner Elias Cardoso - IBAMA.

Algumas recordações...






sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Curso de Introdução ao Ecoturismo e a Conservação e Proteção de Áreas Naturais



Após a criação do Sub-Núcleo de Ação de Matinhos, a Chefe do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, Maria Carolina Guarinelo de Oliveira Portes, pediu a colaboração do IEPR para mediar uma reunião, em novembro/2003, entre o Parque e as comunidades de Matinhos e Guaratuba. Dessa reunião resultou um melhor entendimento das comunidades em relação ao papel do IBAMA, bem como uma melhoria do convívio e a elaboração, pelo IEPR, de um projeto emergencial para uma melhor compreensão do significado de se morar no entorno de um Parque Nacional como o Saint-Hilaire/Lange e as possibilidades que o mesmo poderia trazer em benefícios para a qualidade de vida da população.
O IEPR elaborou um Curso Introdutório de Ecoturismo e de Proteção e Conservalção de Áreas Naturais, que contou com a participação voluntária de instrutores do IEPR, do IBAMA, e da Associação de Condutores em Áreas Naturais (ÁGUIAS MARUMBI) credenciados pelo Governo do Estado. A Associação Amigos da Mata (ASDAMA), recém criada na época, realizou as inscrições dos participantes do Curso e as aulas foram ministradas na sua sede, no Centro de Convenções de Matinhos e no Parque Nacional.
Capacitação na Sede da ASDAMA

Capacitação na Sede da ASDAMA


Aula prática no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange

Aula prática no Parque Nacional SHL

Sede da ASDAMA


Equipe Técnica:
  • Coordenação Geral: Renata Garrett Padilha (IEPR).
 Instrutores:
  • Daniela Meres Silva (IEPR/ Operadora de Ecoturismo Gondwana Brasil);
  • Tiago Choinski (IEPR/ Condutores ÁGUIAS MARUMBI/ Operadora de Ecoturismo Calango Expedições);
  • Celso Luis Maceno Filho (IEPR/ Condutores ÁGUIAS MARUMBI/ Operadora de Ecoturismo Calango Expedições);
  • Alexandre L. Santana Neto ( Prof. História);
  • Roque (IBAMA).

Participantes:
  1. Adilson Silva Raiz;
  2. Claudinei Santos da Conceição;
  3. Francisco Teixeira Costa Filho;
  4. Irlane do Nascimento;
  5. José Luis da Conceição;
  6. Leandro Catine;
  7. Lourival José da Silva;
  8. Luiz Aparecido de Oliveira;
  9. Luiz Glaudio de Camargo;
  10. Paulo Artur de Almeida;
  11. Rubens Marcos Pinto;
  12. Sérgio de Abreu Barboza;
  13. Ubirajara Nascimento;
  14. Wellington Alexandre Silva.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RETROSPECTIVA DE CRIAÇÃO DO IEPR

O Instituto de Ecoturismo do Paraná (IEPR) foi fundado em Curitiba no dia 14 de junho de 2003, na Assembléia constituinte com a participação de 39 pessoas. Sua proposta original - por um grupo de estudandes do Curso de Pós-Graduação de Ecoturismo do CEDEMPT - contemplava uma equipe executiva de 05 Diretores (Administrativo - Renata Garrett Padilha; Financeiro - Juliana Scapulatempo Strobel; Técnico-Científico - Carlos Alberto de Oliveira; Comunicação e Eventos - Numeralda Lopes Teixeira; e Capacitação - Leonardo Turek Viana da Mata), juntamente com o Presidente - Sigrid Andersen - e seu Vice - Carlos Augusto Cornelsen, bem como a criação de 07 Núcleos de Ação Regionais (Campos Gerais; Costa Norte; Costa Oeste; Litoral; Região Central; Região Metropolitana de Curitiba; e Vale do Iguaçu).
Em 25 de setembro de 2003 foi formado, em Foz do Iguaçu, o Núcleo de Ação Costa Oeste, com a participação de 23 pessoas. O Núcleo de Ação do Litoral foi o último Núcleo formado, em Morretes, com a participação de 39 pessoas no dia 27 de setembro de 2003. Este, porém, foi dividido em 04 Sub-Núcleos: Morretes e Paranaguá (07/11/2003) com 68 participantes; Matinhos (21/11/2003) com 34 participantes; e Guaraqueçaba (22/11/2003) com 11 participantes. Este Núcleo criou o Regimento Interno e o Código de Ética do IEPR.

Formação do Núcleo de Ação Costa Oeste
Formação do Sub-Núcleo de Ação Morretes e Paranaguá

Formação do Sub-Núcleo de Ação Morretes e Paranaguá

Com o passar dos anos, o IEPR percebeu que os Núcleos e Sub-Núcleos estavam enfraquecidos e, para um melhor andamento da instituição, optou-se por extingui-los. Todas as pessoas passaram a membros do IEPR, que, fortalecido, conseguiu aprovar seus primeiros projetos. A Diretoria Executiva também sofreu mudanças, ficando em 2005 com os seguintes cargos: Presidente (Renata Garrett Padilha); Vice-Presidente (Tiago Choinski); Primeira Secretária (Maíra Souza Gavanski); Segunda Secretária (Vanessa Spacki); Primeira Tesoureira (Renata Ribas Zacarias); Segundo Tesoureiro (Celso Luis Maceno Filho). Em 2007 mudaram os cargos de: Vice-Presidente (Camila Brito Tanous Boulos); Primeira Secretária (Adriana Pereira Melges); Segunda Secretária (Inge Andréa Niefer); Primeiro Tesoureiro (Celso Luis Maceno Filho) ;Segundo Tesoureiro (Edson Luiz Gualdezi). Já em 2009, os cargos da diretoria executiva foram diminuídos para 04 para uma melhor efetividade.

Diretoria Atual (2009/2011):

  • Presidente: Renata Garrett Padilha; 
  • Vice-Presidente: Camila Brito Tanous Boulos; 
  • Diretora Administrativa: Sâmia Villalba Fidelis;
  • Diretor Financeiro: Celso Luis Maceno Filho.