quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Capacitação em Gestão e Comunicação Institucional pela Brazil Foundation


O Instituto de Ecoturismo do Paraná - IEPR - foi contemplado pela BrazilFoundation com o Programa de Gestão e Comunicação Institucional. As representantes Renata Garrett Padilha e Camila Brito Tanous Boulos participaram da  parte presencial em Teresópolis/RJ (dias 25 e 26 de Agosto de 200) e receberam 04 assessorias técnicas durante 12 meses.

Após do curso, a equipe do IEPR se reuniu (Novembro/2007) e elaborou seu planejamento estratégico.




MISSÃO:


"Contribuir para a sustentabilidade social, econômica e ambiental, através de projetos e ações de inclusão social, geração de renda, resgate cultural, conservação da natureza, ecoturismo, turismo em áreas naturais e educação ambiental, visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades e desenvolvimento de destinos sustentáveis."




VISÃO:

"Ser uma instituição modelo, realizadora de projetos e ações sustentáveis, fazendo uso de decisões democráticas, planejamento e gestão participativa, através da união e integração de pessoas e saberes, visando mudanças de atitudes para a construção de um mundo melhor”

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:


"A gestão atual é centralizada, eficaz, pouco eficiente e sem efetividade. As demandas institucionais existentes são sempre supridas por ações voluntárias de pouquíssimas pessoas que se desdobram e se sobrecarregam para alcançar apenas resultados imediatos. Isso é resultado da falta de: planejamento em grupo; clareza dos propósitos institucionais e individuais; compromisso entre seus participantes; recursos para profissionalização da gestão da instituição, de recursos humanos, capacitação dos membros; e de padronização das ações e projetos técnicos.
Todas as ações e projetos realizados pelo IEPR são compartilhados com todos os membros através da internet (grupo no yahoo), proporcionando espaço para opiniões e contribuições técnicas para o seu desenvolvimento, com o intuito de incentivar a gestão participativa. No entanto, poucos membros respondem ou contribuem significativamente e a cada projeto aprovado, por ser de pequeno porte, incorpora poucos membros para trabalhar remuneradamente.
Existe completa abertura de novas idéias para a elaboração de projetos, mas seus membros participam lentamente, ficando a elaboração quase sempre com a mesma equipe. No entanto, essa realidade está começando a mudar, pois, desde o começo do ano (2007), as pessoas estão vindo com suas idéias para sentar junto com a equipe técnica, a fim de elaborar propostas de projetos.
O IEPR foi criado há quatro anos, nos primeiros dois anos, seus trabalhos foram de fortalecimento institucional, posicionamento político em prol do desenvolvimento do ecoturismo, integração com as comunidades do entorno das Unidades de Conservação e seus gestores, bem como outros órgãos públicos. As ações realizadas eram transmitidas aos seus membros quase que diariamente. Nos dois últimos anos, essas atividades diminuíram devido ao tempo ter sido destinado para o desenvolvimento dos projetos, o que afastou um pouco os associados, pela falta de comunicação permanente e constante da diretoria. A falta de divisão de trabalho e de remuneração para a gestão da instituição é um problema sério."


CINCO PRINCIPAIS PROBLEMAS:
  1. Falta de planejamento estratégico e gestão profissional;
  2. Captação de recursos; 
  3. Divulgação - comunicação interna e, principalmente, externa;
  4. Comprometimento, integração e motivação dos mesmos;
  5. Parcerias Institucionais.

CINCO OBJETIVOS PARA MELHORAR A GESTÃO DO IEPR PARA AGOSTO/2008:
  1. Realizar o planejamento estratégico do IEPR, com cronograma funcional, estabelecendo uma reavaliação de sua estrutura institucional e operacional, com definição de conceitos e práticas (missão, visão, metas, propostas), de forma a esclarecer o propósito da instituição, para que seus associados possam se identificar e se comprometer em prol de objetivos comuns.
  2. Captar recursos para as ações institucionais, a fim de remunerar um profissional para a sua gestão, capacitar o quadro de membros para essas atividades, conseguir um espaço para a locação de uma sede e instalação de equipamentos para o funcionamento do IEPR.
  3. Melhorar a comunicação interna e externa do IEPR, tornando-a sistemática, através da re-construção da imagem da instituição, a elaboração de materiais informativos em linguagem adequada para cada público alvo, divulgação dos trabalhos desenvolvidos e seus resultados, valorizando a imagem do IEPR e proporcionando uma forma eficiente, eficaz e efetiva de acompanhamento, diálogo e reflexão coletiva.
  4. Realizar mais momentos de integração entre os membros, para proporcionar uma troca de experiências e um maior entrosamento, motivando-os a um maior comprometimento em prol da instituição.
  5. Efetivar novas parcerias institucionais com empresas, ONGs e órgãos públicos, através da oficialização de convênios, termos de cooperação ou outras formas de consolidar alianças estratégicas, bem como fortalecer as existentes.
COMO VEMOS O IEPR EM AGOSTO/2010:

Visão para 2010:
Ser uma referência em sustentabilidade no Turismo em Áreas Naturais, dentro dos princípios do Ecoturismo, em Unidades de Conservação do Litoral do Paraná.
 Instituição formada por pessoas com idéias e formas de trabalho diferentes, mas que quando unidas por uma visão em comum, se fortalecem e agem em prol de um sonho coletivo.
  
Principal Objetivo:
 Fortalecer o IEPR, através da auto-sustentabilidade financeira de longo prazo, efetividade na profissionalização da gestão institucional, padronização dos processos administrativos e técnicos, comprometimento do quadro técnico e captação de novos associados.

 CONSTRUÇÃO COLETIVA:
  • Renata Garrett Padilha;
  • Camila Brito Tanous Boulos;
  • Celso Luis Maceno Filho;
  • Carlos Augusto Cornelsen (Pakho);
  • Ana Carolina Baggio;
  • Caetano Trevisan;
  • Maria da Graça G. Padilha;
  • Daniela Meres Silva;
  • Juliana Scapulatempo Strobel;
  • Silvana Rausis Fcachenco

Fotos do Curso no Rio de Janeiro:















Nenhum comentário:

Postar um comentário