O Projeto "Despertar Socioambiental: Comunicação e Interação com a Comunidade de Inácio Martins" foi elaborado pelo Instituto de Ecoturismo do Paraná - IEPR, selecionado pela Câmara Julgadora dos Subprojetos Conservacionistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídrico do Paraná e aprovado pelo Sr. Secretário de Meio Ambiente e pelo Banco Mundial para contratação.
Foi um Projeto de intervenção social com foco na sensibilização ambiental a partir da utilização de ferramentas de comunicação produzidas com a comunidade de Inácio Martins que pertence a uma das Ecorregiões do Corredor Araucária. Seu objetivo consistiu em "demonstrar a importância do remanescente de Inácio Martins dentro do Corredor Araucária através de pesquiso sobre a biodiversidade, sensibilização ambiental e desenvolvimento de um documentário audiovisual em conjunto com a comunidade".
Inácio Martins é considerada uma das cidades mais altas do Estado do Paraná (1.180m acima do nível do mar) abrange cerca de 26% do Corredor Araucária e 51% da Área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança. A principal fonte de economia da cidade é a madeira.
O Projeto Paraná Biodiversidade, do Governo do Estado do Paraná, vem elaborando estratégias de manejo sustentável e conservação dos recursos naturais com o desafio de formar corredores ecológicos ligando unidades de conservação. O Corredor Araucária abrange 11 municípios, sendo que Inácio Martins é o primeiro, estrategicamente localizado como porta de entrada ligando o Corredor à Unidade de Conservação. Existem algumas ações do Projeto Paraná Biodiversidade que permeiam o uso sustentável dos remanescentes como Módulos Agroecológicos por meio dos Sub-projetos "Plantas Medicinais e Aromáticas" e "Madeira Legal".
O Projeto Despertar Socioambiental veio para elucidar se a comunidade realmente foi e estava sensibilizada socioambientalmente pelo "Projeto Paraná Biodiversidade", no sentido de mudança e transformação nas atitudes com relação ao manejo sustentável dos recursos naturais e na participação coletiva na sociedade. Para tanto, foi essencial para o processo de despertar e sensibilizar a comunidade, os alunos do Colégio Parigot de Souza, que nos ajudaram a oferecer ferramentas de comunicação e educação para as 22 Instituições de Ensino de Inácio Martins, onde os professores podem complementar suas aulas com o documentário audiovisual e o jornal mural, como ferramentas de cunho informativo e didático interdisciplinar de educação ambiental.
Foi realizado um mapeamento técnico e histórico através da análise do conhecimento da comunidade sobre características geográficas, fauna e flora, recursos hídricos e a cultura local. Foram entrevistados técnicos do Governo do Estado, empresários, agricultores, estudantes e o corpo pedagógico do Colégio Estadual Parigot de Souza.
Para a realização das Oficinas de Sensibilização Ambiental e Educomunicação com os estudantes selecionados através de uma redação e os professores voluntários do Colégio Estadual Parigot de Souza, foi utilizado o Método Mandala, que tem como pressuposto o processo cognitivo focado no sentimento, reflexão e ação. Ele traz uma gama de atividades que preparam os participantes para receber as informações dentro de um processo sistêmico de construção coletiva de conhecimento. Fundamentado no aprendizado seqüencial, consiste em 06 etapas conectadas e recursivas em 01 Oficina de Sensibilização Ambiental e 02 de Educomunicação.
A Oficina de Sensibilização Ambiental teve como objetivo pedagógico "sensibilizar os jovens quanto à importância do Corredor Araucária, sua conservação e o uso sustentável dos recursos naturais” .
Programação:
- Apresentação do Projeto e da Equipe Técnica;
- Pré-Avaliação;
- Vivência de Integração;
- A Sociedade Humana Através dos Tempos;
- Trilha Perceptiva;
- Avaliação do Dia.
Programação do 1º Dia:
- Harmonização;
- Retrato Falado;
- Teatro Mudo;
- Roda de História;
- Desatar o Nó;
- Dança Circular;
- Oficina de Futuro.
Programação do 2º Dia:
- Biodança;
- Construção de Conceitos;
- Técnica de Produção Audiovisual;
- Técnica de Produção Jornalistica;
- Produção de Jornal Mural;
- Avaliação do Dia;
- Avaliação Final;
- Semente do Coração;
- Encerramento.
Para a Edição do Documentário audiovisual foram captadas 150 horas de imagens nas Entrevistas e nas Oficinas de Sensibilização Ambiental e Educomunicação. Após uma filtragem de 50 horas, a equipe audiovisual selecionou 2 horas e 20 minutos de acordo com os temas relacionados com o pré-roteiro. A Equipe ]Técnica fez uma primeira avaliação das imagens e do roteiro para seguir com a produção do Vídeo Educativo - Despertar Socioambiental em Inácio Martins - de 24 minutos de duração .
A equipe resolveu realizar uma Oficina Extra para fazer uma avaliação do projeto e elaborar uma forma divertida para a apresentação do documentário juntamente com os participantes das Oficinas.
O objetivo pedagógico desta oficina foi "trabalhar a integração e a afetividade e realizar a avaliação final do projeto".
Programação:
- Biodança;
- Roda da Palavra;
- Apresentação do Vídeo;
- O Despertar (avaliação);
- Entrega dos Certificados;
- Distribuição dos DVDs;
- Lançamento do Vídeo;
- Confraternização.
Lista de Distribuição dos DVDs:
01 | Adanielson Bonfim | 21 | Raul Basilio Boeira | 41 | Boa Vista dos Alemães, ERM |
02 | Adeliane Silva Santana (pai) | 22 | Giana Bazia | 42 | São Domingos, ERM |
03 | Aline Czaikoski | 23 | Osvaldir Pereira | 43 | Rio Claro, ERM |
04 | Daiane Martins | 24 | Prefeitura de Inácio Martins | 44 | Bom Jesus, ERM |
05 | Deyverson Luan dos Santos | 25 | Secretaria de Educação | 45 | Dom Pedro I, ERM |
06 | Diego Albuquerque | 26 | Secretaria de Meio Ambiente | 46 | Nossa Senhora Aparecida, ERM |
07 | Eder dos Santos Vieira | 27 | Secretaria de Promoção Social | 47 | Meu Pequeno Mundo, EM |
08 | Eliz Cassieli Pereira Pinto | 28 | EMATER | 48 | Maria de Jesus Turra, EM |
09 | Gisele Kruger | 29 | IAP – Celso Araújo | 49 | Margarida Alves, ERM |
10 | Jheneffer D. Ignachewski | 30 | Assentamento Rural Santa Rita | 50 | Luiz Schleder, EM |
11 | Karen Taylise Binkowski | 31 | Assentamento Rural Evandro Francisco | 51 | Leonópolis, ERM |
12 | Leonice Angelica Delonzek | 32 | Assoc. de Agricultores de Inácio Martins | 52 | Princesa Isabel, ERM |
13 | Lucélia Santos de Lima | 33 | Rádio Comunitária Martinense | 53 | Faxinal do Posto, ERM |
14 | Luiz Fernando V. de Souza | 34 | Aldeia Indígena / Esc.Arandu M.D'Areia | 54 | Criança Feliz (APAE) |
15 | Manoela Maria Carneiro | 35 | Colégio Estadual Parigot de Souza | 55 | Bom Retiro, ERM |
16 | Milena Medina | 36 | Colégio Estadual Aurea Aparecida Lopes | 56 | Renata Garrett Padilha |
17 | Odiléia Fátima Marcheck | 37 | Pedro Molinari, EM | 57 | Fernanda Guimarães Dorta |
18 | Paulo Michel Pereira | 38 | Unidos Venceremos (Assent.Bom R) | 58 | Rafael Machado Rodrigues |
19 | Sandy Mary Otto | 39 | Agostinho e. de Leão Filho, ERM | 59 | Felipe Muller |
20 | Vanderléia Pinto | 40 | Amalia Schimit Pereira, EM | 60 | SEMA (Leverci) – PRBio |
Equipe Técnica do Projeto:
- Renata Garrett Padilha - Coordenadora Geral e Educadora Ambiental;
- Flávia Fernanda Fernandes - Responsável Técnica e Educadora Ambiental;
- Fernanda Guimarães Dorta - Coordenadora de Educomunicação e Jornalista Responsável;
- Rafael Rodrigues - Coordenador Audiovisual;
- Felipe Muller - Produtor, Editor e Finalizador.
Lista de Participantes das Oficinas:
- Adanielson Bonfim;
- Adeliane Silva Santana (in memorian);
- Aline Czaikoski;
- Daiane Martins;
- Deyverson Luan dos Santos;
- Diego Albuquerque;
- Eder dos Santos Vieira;
- Eliz Cassieli Pereira Pinto;
- Gisele Kruger;
- Jheneffer D. Ignachewski;
- Karen Taylise Binkowski;
- Leonice Angelica Delonzek;
- Lucélia Santos de Lima;
- Luiz Fernando V. de Souza;
- Manoela Maria Carneiro;
- Milena Medina;
- Odiléia Fátima Marcheck;
- Paulo Michel Pereira;
- Sandy Mary Otto;
- Vanderléia Pinto.
Olá sou turismóloga, moro em Guarapuava. Tenho muito interesse em desenvolver projetos ligados ao Turismo Sustentavel na região. Poderia-mos manter contato.
ResponderExcluirGrata
Rosi Perin de Azevedo
Turismologa
rositur@gmail.com