O IEPR, em setembro de 2004, realizou uma parceria com o Programa Tributo ao Iguaçu, cuja missão era de "estruturar uma rede de parcerias facilitadoras e catalizadoras da articulação das comunidades para a criação da sua visão de futuro, de estratégias e de projetos", através de suas representantes: Daniela Meres Silva, Renata Garrett Padilha, Maíra Souza Gavanski e Belisa Rathunde. Suas voluntárias receberam treinamento para serem facilitadoras nas ações do Programa, através da metodologia da Investigação Apreciativa.
Ações realizadas voluntariamente pelo IEPR para o Programa Tributo ao Iguaçu:
- Participou, como facilitador, no Workshop Escola dos Sonhos, realizado no Colégio Prof. Guido Estraube, em Curitiba, dia 25/09/2004, pela ONG Arayara.
- Participou, como facilitador, no Workshop Porto Vitória dos Sonhos, realizado em Porto Vitória, dia 16/10/2004, em conjunto com todos os outros parceiros do Programa Tributo ao Iguaçu.
- Participou, como facilitador, na aplicação do Jogo de Simulação Ambiental - Empresa Recompondo S.A., com os alunos de Biologia da Faculdade Espírita do Paraná, em outubro/2004, ministrado pela ONG Arayara.
- Participou, como facilitador, no Workshop Morretes dos Sonhos, realizado em Morretes, dia 10/12/2004, pela ONG Arayara, a pedido do Conselho da Comarca da Comunidade de Morretes (CCCM).
- Participou da Equipe de Trabalho de Turismo do Programa Tributo ao Iguaçu.
- Participou da Oficina de Sensibilização e Identificação de Alternativas Turísticas de Porto Vitória (12/03/2004), moderada pela Empresa de Consultoria Qualitur. Objetivo: consolidar, ampliar e agrupar as informações sobre o potencial turístico de Porto Vitória; fortalecer ações de planejamento participativo e a integração; iniciar a elaboração de um roteiro Turístico Piloto para Porto Vitória.
- Elaborou o Projeto Atualização do Inventário Turístico de Porto Vitória para a biblioteca de projetos, fevereiro/2005.
- Participou da Festa do Lambari , em Porto Vitória/PR (09 e 10/04/2005), através da aplicação dos questionários elaborados pelo IEPR em parceria com a ECOPARANÁ – Percepção do Turismo Local pela Comunidade de Porto Vitória e o Perfil dos Visitantes da Festa do Lambari – e exposição dos resultados obtidos pela Equipe de Trabalho de Turismo do Tributo ao Iguaçu no stande do Tributo.
Em Junho/2005, o IEPR recebeu uma proposta de contrato com a COPEL para executar projetos remunerados para o Tributo ao Iguaçu. O primeiro projeto seria a atualização do Inventário Turístico de Porto Vitória e a elaboração de um Prognóstico. Infelizmente o contrato não vingou por falta de verba e a parceria com o Tributo terminou. No entanto, o processo de aprendizagem foi extremanente enriquecedor para o IEPR e seus representantes.
Reportagem da TVE sobre o Workshop Porto Vitória dos Sonhos:
Por suas ações voluntárias no Tributo ao Iguaçu, o IEPR foi congratulado com 02 Cursos de Educação em Valores Humanos, Nívies I (janeiro/2005) e II (julho/2005), da Fundação Peirópolis, para suas representantes Renata Garrett Padilha e Maíra Souza Gavanski. Desde então, a metodologia do Curso foi agregada a todos os projetos do IEPR, tendo como fonte o "Espírito do Homem", onde vivências são proporcionadas para uma elevação das consciências e mudanças nas perspectivas de vida, partindo de uma "visão externa" para uma "visão interna".
Nenhum comentário:
Postar um comentário