quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Programa Tributo ao Iguaçu


O IEPR, em setembro de 2004, realizou uma parceria com o Programa Tributo ao Iguaçu, cuja missão era de "estruturar uma rede de parcerias facilitadoras e catalizadoras da articulação das comunidades para a criação da sua visão de futuro, de estratégias e de projetos", através de suas representantes: Daniela Meres Silva, Renata Garrett Padilha, Maíra Souza Gavanski e Belisa Rathunde. Suas voluntárias receberam treinamento para serem facilitadoras nas ações do Programa, através da metodologia da Investigação Apreciativa.




Ações realizadas voluntariamente pelo IEPR para o Programa Tributo ao Iguaçu:

  • Participou, como facilitador, no Workshop Escola dos Sonhos, realizado no Colégio Prof. Guido Estraube, em Curitiba, dia 25/09/2004, pela ONG Arayara.
  • Participou, como facilitador, no Workshop Porto Vitória dos Sonhos, realizado em Porto Vitória, dia 16/10/2004, em conjunto com todos os outros parceiros do Programa Tributo ao Iguaçu.
  • Participou, como facilitador, na aplicação do Jogo de Simulação Ambiental - Empresa Recompondo S.A., com os alunos de Biologia da Faculdade Espírita do Paraná, em outubro/2004, ministrado pela ONG Arayara.
  • Participou, como facilitador, no Workshop Morretes dos Sonhos, realizado em Morretes, dia 10/12/2004, pela ONG Arayara, a pedido do Conselho da Comarca da Comunidade de Morretes (CCCM).
  • Participou da Equipe de Trabalho de Turismo do Programa Tributo ao Iguaçu.
  • Participou da Oficina de Sensibilização e Identificação de Alternativas Turísticas de Porto Vitória (12/03/2004), moderada pela Empresa de Consultoria Qualitur. Objetivo: consolidar, ampliar e agrupar as informações sobre o potencial turístico de Porto Vitória; fortalecer ações de planejamento participativo e a integração; iniciar a elaboração de um roteiro Turístico Piloto para Porto Vitória.
  • Elaborou o Projeto Atualização do Inventário Turístico de Porto Vitória para a biblioteca de projetos, fevereiro/2005.
  • Participou da Festa do Lambari , em Porto Vitória/PR (09 e 10/04/2005), através da aplicação dos questionários elaborados pelo IEPR em parceria com a ECOPARANÁ – Percepção do Turismo Local pela Comunidade de Porto Vitória Perfil dos Visitantes da Festa do Lambari – e exposição dos resultados obtidos pela Equipe de Trabalho de Turismo do Tributo ao Iguaçu no stande do Tributo.

Porto Vitória dos Sonhos

Porto Vitória dos Sonhos

Porto Vitória dos Sonhos

Morretes dos Sonhos

Morretes dos Sonhos


Em Junho/2005, o IEPR recebeu uma proposta de contrato com a COPEL para executar projetos remunerados para o Tributo ao Iguaçu. O primeiro projeto seria a atualização do Inventário Turístico de Porto Vitória e a elaboração de um Prognóstico. Infelizmente o contrato não vingou por falta de verba e a parceria com o Tributo terminou. No entanto, o processo de aprendizagem foi extremanente enriquecedor para o IEPR e seus representantes.


Reportagem da TVE sobre o Workshop Porto Vitória dos Sonhos:



Por suas ações voluntárias no Tributo ao Iguaçu, o IEPR foi congratulado com 02 Cursos de Educação em Valores Humanos, Nívies I (janeiro/2005) e II (julho/2005), da Fundação Peirópolis, para suas representantes Renata Garrett Padilha e Maíra Souza Gavanski. Desde então, a metodologia do Curso foi agregada a todos os projetos do IEPR, tendo como fonte o "Espírito do Homem", onde vivências são proporcionadas para uma elevação das consciências e mudanças nas perspectivas de vida, partindo de uma "visão externa" para uma "visão interna". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário